Literatura

Pos-oxidação


Processo que aumenta a resistência contra corrosão

A Tecnologia da Pós-Oxidação é muito utilizada em Moldes e Câmaras de Injeção de Alumínio, com objetivo de aumentar a resistência à corrosão e diminuir o agarramento do alumínio nas suas superfícies.


Pos-oxidação  - literatura - Nitrion do Brasil

O tempo do tratamento dependendo do tipo de material, da microestrutura e da profundidade da camada desejada.

Por meio da variação destes parâmetros, é possível obter tal condição de tratamento, de forma que a camada de oxidação apresente uma resistência mecânica ideal para a aplicação.

O (CO2) Dióxido de Carbono é o gás utilizado no processo da Pós-Oxidação.

Além do tempo de tratamento, tipo de gás, também a pressão, temperatura servem de parâmetro para a realização do processo.

Pos-oxidação  - literatura - Nitrion do Brasil

Pos-oxidação  - literatura - Nitrion do Brasil


Para que não ocorram deformações, uma condição muito importante é que as peças não apresentem grandes tensões internas, oriundas de usinagens e tratamentos térmicos anteriores.

Aconselha-se a fazer um alivio de tensões:

Enquanto o aumento da rugosidade e do volume são muitos pequenos, as distorções geralmente ocorrem por causa de tensões internas na peça geradas durante o processo de usinagem.

Para que estas tensões não sejam apenas aliviadas durante o processo da Nitretação, é muito importante que se faça um alívio de tensão antes da usinagem final.

A temperatura para o alívio da tensão e a sua duração depende da geometria e do material da peça.



Pos-oxidação  - literatura - Nitrion do Brasil