Literatura

Resumo sobre Camada Branca

Definição

Camada branca, ou também camada de Compostos, é gerada no Processo de Nitretação de metais Ferrosos pela formação de fases ricas em Nitrogênio principalmente ?’ e ?. A formação destas Camadas depende dos Parâmetros de Processamento (temperatura, Material e composição da atmosfera do tratamento). A camada branca é apenas uma parte da camada nitretada, que é composta pela Camada Branca e a Camada de Difusão

Camada Branca - Nitrion do Brasil - Literatura / Jateamento Micro Esferas, Micro Esferas, Tratamento Térmico de Superfície, Tratamento Térmoquimico, Nitretação, Nitretação a Plasma, Plasmanitretação, Plasma Nitretação, Oxidação, Pós Oxidação, Nitrocarbonetação, Alívio de Tensão

Diagrama de Fases Prático para Estimativa do Tipo de nitretos de Ferro em Nitretação em 25% N2 e 75% H2 em diferentes temperaturas de Processo. O Nitrogênio desloca as curvas para a para a esquerda, facilitando a formação de ?.



Tipos de Camada Branca

Geralmente a camada branca e formada principalmente por nitretos de Ferro (?’, e ? e ?), no entanto são industrialmente usadas geralmente apenas as duas primeiras formas.
Suas estruturas são dadas por:

Camada Branca - Nitrion do Brasil - Literatura

Células Unitárias Cúbica de Face Centrado, hexagonal Compacta e Ortorrômbica de Compostos de Fe (esferas) e N (Asteriscos)


Propriedades da Camada branca


As propriedades da Camada branca estão diretamente relacionadas com o Processo de Nitretação (Nitretação a Plasma, Nitrocarbonetação, Nitretação em Banho de Sal e Nitretação a gás), e as características da sua formação (tipos de Nitretos) que dependem dos parâmetros de Processo.
Estas propriedades são principalmente:
  • Dureza
    A Dureza aumenta com o teor de nitrogênio e elementos de liga formadores de nitretos (Cr, Ti, Al, Mo)
  • Coeficiente de Atrito;
    Depende da estabilidade química dos Nitretos formados e da Rugosidade que o processo de nitretação causa
  • Resistência à Corrosão;
    Depende da estabilidade química dos Nitretos formados.
  • Resistência à Abrasão;
    Depende da estabilidade química dos Nitretos formados. Rugosidade e Resistência mecânica da Microestrutura formada.
  • Tenacidade;
Está diretamente relacionado à facilidade da microestrura nitretada receber impactos e não trincar esta propriedade da camada é muito importante, especialmente em componentes que sofrem flexão, torção e que estão expostas as tensões de Hertz.
  • Ancoragem;
Está relacionada ao processo de precipitação dos nitretos em contorno de grão, que podem fragilizar o grão a ponto de se tornarem facilmente desprendidos. Isto está diretamente relacionado às tensões compressivas (camada branca) e trativas (na camada de difusão) aos quais os materiais estão expostos.
  • Espessura;
    Elementos Inibidores de Camada (Ni, Si) diminuem a difusão do Nitrogênio, reduzindo a camada difusiva e branca
   

No entanto estas Propriedades dependem muito do material tratado: por exemplo, aços inox perdem resistência a corrosão em tratamentos usuais de nitretação e aços ao carbono têm significativa melhora à mesma propriedade.

© Nitrion do Brasil Ltda.


Camada Branca - Nitrion do Brasil - Literatura